A vida pode ser horrível e maravilhosa em qualquer parte do mundo

by sábado, 3 de outubro de 2015 23:37 0 comentários


(Ouve aí antes de começar a ler)

A vida pode ser horrível, mas também pode ser maravilhosa. E ela pode ser horrível e maravilhosa em qualquer parte do mundo. Nem todo mundo precisa largar tudo para conseguir se encontrar. Algumas pessoas conseguem fazer isso simplesmente se relacionando com o bairro onde morou a vida inteira. Que mal há nisso?

O que acontece é que tem gente que tem esse espírito cigano, como eu. E a gente não decide largar tudo, ou deixar a casa dos pais, ou abandonar o emprego por vaidade, pra querer se encontrar. Melhor: vou falar por mim. Eu fiz isso para poder encontrar o outro. E, no outro, tentar me reconhecer melhor. E, com o outro, entender novas culturas, novas formas de amar, diferentes arranjos. Pelo outro, me doar, me entregar. Pedir perdão, compreender. Eu poderia fazer tudo isso sem ter deixado o meu conforto? Poderia, mas eu não quis.

A coisa é: é preciso que parem de romantizar esse tal espírito cigano. Depois que decidi assumir esse risco de me mudar para uma cidade completamente nova e sem nenhuma perspectiva de emprego, muita gente veio me procurar. Gente que se identificou, que queria ter essa coragem. Estando há um mês aqui, a única coisa que posso e preciso dizer é: façam isso somente se a vontade não couber mais dentro de vocês. Só assim vai valer a pena.

Porque, como eu disse, a vida pode ser horrível e maravilhosa em qualquer parte do mundo. E ela vai ser. Você vai sentir falta de coisas que imaginava que não sentiria. Vai ter que lidar com burocracias como se estivesse jogando cabra-cega. Vai ter que, muitas vezes, escolher entre duas coisas incríveis. Vai magoar alguém e se sentir magoado. Vai se doar e se decepcionar. Vai chorar. Muitas, muitas vezes. Vai sentir aquela angústia (aquela!) e, se você tiver caído no mundo com a ideia de se encontrar, vai começar a achar que cometeu um grande erro. Você vai ter que lidar com dinheiro, vai ter que pedir ajuda, vai precisar - quem sabe - ficar horas sem comer. Vai precisar trabalhar com coisas chatas e ficar se perguntando por que fez faculdade. Vai sentir falta de se sentir parte de alguma coisa, de se reconhecer nos lugares e nas pessoas. Vai sentir falta dos seus amigos e, acredite, da sua própria rotina - da qual decidiu fugir.

Qual a vantagem, então? Eu acredito bastante que só vai ter vantagem se você tiver se mudado para um mundo completamente novo porque desejou de todo o coração. Porque, aí, apesar de todas essas coisas horríveis, a vida vai continuar sendo maravilhosa. Você vai conhecer pessoas sem pré julgá-las. Vai se inspirar por histórias bem mais incríveis do que a sua. Vai perceber que ainda há gente generosa e amorosa no mundo. Vai descobrir que algumas pessoas têm o dom de despertar o melhor em você. Vai querer conhecer o motivo de cada rua, cada praça, cada prédio e, conhecendo, descobrir quão incríveis podemos ser. Vai ver a natureza de outra forma. Vai valorizar quem ficou pra trás e ainda se faz presente. Vai sorrir. Muitas, muitas vezes. Rir de doer o estômago. Vai ficar bêbado com gente divertida.

E o melhor de tudo: você vai saber qual é a sensação de fazer exatamente aquilo que tanto sonhou. É um mar de rosas e espinhos, mas, para mim, está sendo uma experiência única e enriquecedora de autoconhecimento e, principalmente, de troca (com as pessoas, com a cidade, com a vida, com o universo e, especialmente, com Deus). E, neste instante, sinto que estou exatamente onde deveria estar.

Autora

Escritora e jornalista, Isabella é apaixonada por poesia, por música e por fotografia. Ama beber uma cerveja gelada e dançar Beyoncé nas baladas.

0 comentários:

Postar um comentário