Primeiros Passos

by sábado, 5 de setembro de 2015 02:21 0 comentários







Hoje fez sol em Curitiba. Daqueles dias em que a estrela brilhante está lá, mas você não consegue perceber a presença porque a sensação térmica continua sendo congelante. Como não podemos passar o resto dos dias frios embaixo do edredom ou bebendo chocolate quente (o que é muito triste, por sinal), saí a fim de enfrentar o primeiro obstáculo para permanecer na nova cidade: emprego.

Desde que cheguei (ontem), candidatei-me a pelo menos todas as vagas de emprego disponíveis condizentes com meu perfil. Algumas empresas já responderam e marcaram entrevista: para HOJE e no mesmo horário. Iniciei uma jornada 'hobbitiana' pela cidade. Mesmo não sabendo nada além do nome da rua que estou morando e tendo o senso de direção de uma pessoa embriagada, consegui milagrosamente chegar a todos os endereços sem atrasos constrangedores. Nada que um "cheguei ontem na cidade, gente" não disfarçasse.

A tarde pode ser resumida em: "O que não se dizer numa entrevista de emprego e ser aprovado mesmo assim". Eu errei o nome da empresa, peguei um item na bolsa para fazer demonstração de produto e percebi meia hora depois que era de uma marca rival, disse que relaciono mentalmente nome de bairros que parecem próximos (nem eu sei o que quis dizer com isso), falei que larguei a faculdade para viajar 'por aí' e por fim, mas não menos inconveniente, soltei que já me considerava indiretamente funcionária da loja: "porque quando as pessoas não tem mais opção de presentes, eu indico seus produtos".

Com essa célebre sentença, fui encaminhada para a segunda etapa. Pois é

Dica da chefe: Pessoas, é sempre bom manter a tranquilidade na hora de conversar com os entrevistadores. Sociabilidade e um pouco de humor são essenciais para acalmar os nervos. Procurem saber a respeito da empresa contratante e estude o perfil desejado para os cargos em aberto. Lembrem-se: Todos passam por isso, todos ficam nervosos e TODOS (sem exceção) precisam dessa vaga.    


Fiquei imensamente feliz. Tanto que me perdi na volta pra casa. Saltei no ponto errado e quando perguntei onde ficava a praça "Comendador Grijó" ninguém sabia. "Curitibanos, é uma praça super famosa que fica perto da rua 'Marechal Mascarenhas'". O nome da praça é na verdade Santos Andrade e a rua é Marechal Deodoro. "Cheguei ontem na cidade, gente!!". Sempre funciona. Depois de cinco quilômetros andados (em círculo), finalmente retornei ao meu novo lar (só para andar mais 1,5 km até o shopping com a Bella e comprar cobertas decentes para passar a noite).

Autora

Aquariana. Musical. Apaixonada por histórias. Desapegada, viajante de alma em paz. Te levo comigo, se você nunca me prender contigo.

0 comentários:

Postar um comentário